É Útil Saber - Portal de Turismo do Algarve

Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Dinheiro


Em Portugal, a unidade monetária é o Euro, à semelhança de outros países da União Europeia (Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, Itália, Irlanda, Bélgica, Holanda, Finlândia, Áustria, e Grécia). Uma das vantagens da moeda única é a desnecessidade de ter de se cambiar dinheiro, dado que pode ser usada em qualquer um destes Estados-membros.
Para as moedas, estabeleceram-se oito valores faciais: 1, 2, 5, 10, 20 e 50 Cêntimos e 1 e 2 Euros. Todas elas têm uma face comum aos doze países e outra nacional, que difere de Estado para Estado.

Sabia que...
Um Euro divide-se em 100 cêntimos.
Em Portugal, a face nacional do Euro apresenta o selo de autenticação régia de D. Afonso Henriques.

As notas
Existem sete notas, nas quais a frente e o verso são idênticos para os doze países aderentes: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 Euros.

Sabia que...
Nas notas, estão representados os sete períodos da história arquitectónica europeia. As pontes simbolizam a dinâmica de cooperação, enquanto as portas correspondem ao espírito de abertura dos povos europeus.
Cada nota tem uma cor dominante para a sua fácil distinção.
Quanto maior for o valor da nota, maior é o seu tamanho.

Cartões de crédito e de débito
A maior parte dos estabelecimentos portugueses aceita cartões de crédito: Visa, Amex, Eurocard, Euro-cheque, Dinners Club e Mastercard. As caixas multibanco (ATM) existem em grande quantidade por todo o país, estando identificadas com a abreviatura "MB".

 

Actualizado em: 14-12-2017

Visitante: 44785783

  • Turismo de Portugal