Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Tecelagem

Tecelagem

Fios úteis

Testemunho das artes tradicionais da Serra Algarvia, a tecelagem é parte de uma herança cultural ainda bem viva no quotidiano das gentes que a conservam como uma nobre actividade artesanal.

À semelhança do que acontecia nos tempos antigos, a tecelagem é executada em casa pelas mulheres, mas o ciclo de tratamento da lã e do linho é partilhado pelo casal.

As bonitas mantas da Serra de Monchique, sejam de lã de carneiro ou de trapos finos, são muito procuradas pelo seu efeito decorativo, sendo algumas delas peças de museu. Além dos tapetes, no nordeste algarvio fabricam-se, também, alforges que se podem adaptar às dimensões da bicicleta.

Todos estes trabalhos são fáceis de encontrar, ao longo da Serra do Caldeirão. Um pouco por todo o concelho de Alcoutim, é possível descobrir as tradicionais peças de lã e de linho que nascem das hábeis mãos femininas que trabalham nos teares.

Ao contrário da tecelagem tradicional, originária do interior, a trapologia existe em toda a região. Uma arte que aproveita retalhos e restos de roupa inutilizados, cortados em tiras, e outras formas geométricas, para depois serem cosidos uns aos outros, à mão, dando, assim, forma aos famosos tapetes e mantas de trapos coloridos.

Actualizado em: 17-09-2014

Visitante: 20527919

  • Turismo de Portugal