Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Madeira

Madeira

Transportes, decoração e peças utilitárias

Matéria-prima essencial no fabrico de inúmeros objectos, a madeira continua a fazer parte do artesanato algarvio, apesar da evolução dos tempos ter obrigado à substituição de grande parte dos objectos originais por réplicas miniaturais. Fiéis à tradição, mantêm-se algumas carroças, as cadeiras de tesoura de Monchique e as colheres de pau de Aljezur.

Apesar das carroças de madeira continuarem hoje a ser usadas como meio de transporte nas zonas mais interiores, as gentes do litoral deram-lhes outra utilidade, recuperando e decorando a preceito estes veículos tradicionais para passeios turísticos pela região.

Em Monchique, o artesanato de madeira é um dos principais atractivos e, um pouco por todo o lado, é possível observar a destreza e a habilidade dos artesãos no fabrico de mesas, bancos, cajados decorados, e outros objectos. No entanto, o símbolo da região é a cadeira de tesoura, um legado deixado pelos romanos que aqui habitaram.

Na região de Aljezur, subsistem os talheres de pau, arcas e cadeiras de tábua e palha entrançada. Lagoa é rica em miniaturas de barcos de pesca e carros de tracção animal em madeira, executadas por artesãos perfeccionistas que retratam com o máximo rigor os exemplares de tamanho real.

Actualizado em: 27-08-2014

Visitante: 20146680

  • Turismo de Portugal