Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Peixes

Peixes

Sabores do mar

No litoral algarvio, a pesca influencia directamente a alimentação das gentes. O peixe é o prato forte, cozinhado nas mais variadas formas sem nunca deturpar o seu delicado e apetitoso paladar.

Saboreadas junto ao mar, as sardinhas são um petisco inigualável que supera, na sua simplicidade, pratos mais elaborados. Dizem os apreciadores que devem ser comidas grelhadas, sobre uma fatia de pão caseiro e uma salada montanheira a acompanhar, ou com batatinhas, cozidas com casca.

O atum, outrora abundante em toda a costa, é uma especialidade em Tavira e Vila Real de Santo António, em bife, com amêndoas ou em estupeta, sendo a escolha difícil.

Em Santa Luzia, perto de Tavira, estão guardadas as melhores receitas de polvo - estufado em vinho, panado, grelhado, com arroz malandro ou simplesmente assado no forno. A caldeirada, que mistura os mais variados peixes, é um dos pratos mais apreciados, sendo primorosamente cozinhada pelos pescadores.

Peixe fresco grelhado ao lume lento do carvão, sopa de cação, arroz de safio, carapaus de tomatada, charrinhos alimados, salada de polvo, ou lulas com ferrado, são alguns dos pratos obrigatórios, impossíveis de resistir, especialmente se forem saboreados numa praia, a ouvir o mar.

Actualizado em: 20-10-2014

Visitante: 20959960

  • Turismo de Portugal