Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Mariscos

Mariscos

Petiscos com sabor a mar

Terra de pescadores, o Algarve é exímio na arte de bem cozinhar os mariscos, que chegam frescos todas as manhãs. Petiscos de comer e chorar por mais, que fazem as delícias dos algarvios e turistas que visitam a região.

Entre amêijoas, ostras, conquilhas, berbigões e lingueirões, os bivalves da costa sul são reis à mesa. Frutos do mar cozinhados na chapa, na frigideira, ou no fundo de um tacho. O burrié e o percebe são normalmente comidos ao natural, em ambiente de convívio, entre anedotas e copos de vinho fresco.

A sopa de camarão, a feijoada de búzios, o xerém de conquilhas, o arroz de lingueirão e a açorda de marisco são outros exemplos de fazer crescer água na boca. Muito procurada é a famosa receita de amêijoas na cataplana, um dos pratos tradicionais mais apreciados do Algarve, cujo segredo está na utilização do recipiente de cobre, de origem árabe, que retém o sabor dos alimentos nele cozinhados.

Bivalves de encher o olho e o estômago que, todos os dias, são apanhados por pescadores que dominam a arte do marisqueio e teimam em participar na gastronomia regional algarvia com estes deliciosos frutos do mar. Teimosia que o turista agradece!



Actualizado em: 25-07-2014

Visitante: 19366582

  • Turismo de Portugal