Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Vinhos e espirituosos

Vinhos e espirituosos

Companhia indispensável

Com uma região vinícola demarcada, que utiliza castas tradicionais para produzir vinhos com sabor a fruto, baixa acidez, a que o sol de clima tipicamente mediterrâneo dá uma graduação elevada, os vinhos e aguardentes juntam-se à tradição gastronómica do Algarve.

A importância da vinha remonta à presença árabe, época em que já se exportava o saboroso líquido. Hoje, continuam a produzir-se vinhos de grande qualidade, aproveitando a localização protegida pela barreira montanhosa de Monchique, contra os ventos frios do norte, e a exposição em anfiteatro virada ao sul.

Actualmente, a região vitivinícola do Algarve divide-se por Lagos, Portimão, Lagoa, Albufeira e Tavira. A variedade de vinhos é grande, mas para acompanhar os deliciosos pratos algarvios aconselha-se o Vida Nova oriundo de Albufeira, o Balsa da zona de Tavira, o Alvor Vinho Regional Algarve ou o Tapada da Torre, de Portimão.

Monchique é a terra da aguardente de medronho, destilada em alambiques de cobre por métodos ancestrais. Os licores são o resultado de receitas antigas, em que não falta a afamada aguardente, e a que se juntam aromáticas ervas como o poejo, a hortelã, o funcho, a erva-doce estrelada, ou frutos tão diversos como laranjas, morangos ou amêndoas.

Actualizado em: 24-04-2014

Visitante: 17817902

  • Turismo de Portugal