Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Museus

Museus

Viajar pelo tempo

Repletos de objectos antigos que explicam a história e o modo de vida de outras gerações, os núcleos museológicos algarvios, guardiães dos vestígios culturais, são autênticos tesouros para descobrir.

Os museus arqueológicos apresentam variadas colecções, de espólios islâmicos, elucidativos do período de cinco séculos em que os árabes permaneceram por terras algarvias, ou relembram a era pré-histórica e a faustosa época romana.

Os núcleos etnográficos mostram os utensílios agrícolas outrora utilizados, ou antigas peças de artesanato, assim como a cerâmica tradicional, os trajes característicos das gentes de outros tempos ou os mais diversos objectos decorativos.

A actividade marítima e a pesca algarvia são também alvo de preservação. Em vários núcleos museológicos, é possível observar aparelhos e utensílios para apanha do peixe, e modelos das mais variadas embarcações. Em Vila Real de Santo António, há uma exposição de arqueologia industrial, e um interessante conjunto de mais de 200 pedras utilizadas na impressão litográfica das antigas embalagens de conservas de sardinha e atum.

Valiosas colecções de arte sacra do século XIII ao século XIX, incluindo painéis, pinturas, esculturas, retábulos de talha e valiosas peças de azulejaria, recordam a herança religiosa da região em museus muitas vezes anexos aos próprios monumentos.

Actualizado em: 25-11-2014

Visitante: 21460454

  • Turismo de Portugal