Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Arquitectura Militar a Barlavento

Arquitectura Militar a Barlavento

Castelos e fortalezas com histórias

Castelos e fortalezas, símbolos de defesa e conquistas forçadas, salpicam a região algarvia.

Com localizações estratégicas e privilegiadas, os monumentos da arquitectura militar que perduram no Barlavento, com o Castelo de Silves a servir de exemplo, são de visita obrigatória. A Fortaleza de Sagres foi mandada construir pelo Infante D. Henrique, no século XV. Apesar das alterações que sofreu, conseguiram resistir a Igreja de Nossa Senhora da Graça e uma gigantesca rosa-dos-ventos, com mais de 40 metros de diâmetro, desenhada com pedras no chão.

Sobre a colina, em Aljezur, destaca-se o típico castelo medieval, de origem árabe, que perdeu parte do seu orgulho com o terramoto de 1755, mas que ainda conserva duas torres, e uma cisterna coberta por abóbada.

Em Lagos, o Castelo dos Governadores conserva pouco da sua construção inicial, mas ainda é visível a histórica janela manuelina de onde se conta que D. Sebastião terá assistido à missa campal antes de partir para a batalha de Alcácer Quibir.

Na Praia da Rocha, em Portimão, sobressai a Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar, uma construção do séc. XVI, estratégica para a defesa da costa algarvia. 

Actualizado em: 29-08-2014

Visitante: 20198786

  • Turismo de Portugal