Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Capelas e Ermidas

Capelas e Ermidas

Pequenos santuários

Locais de romaria e veneração, as capelas e ermidas algarvias atraem a atenção dos fiéis e dos amantes da arquitectura religiosa.

Em Alcoutim, destaca-se a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, que também funciona como Museu de Arte Sacra.

O templo de origem medieval remodelado no século XVIII, que hoje constitui a Ermida de Santa Ana, em Tavira, encontra-se ornamentado com um retábulo barroco. Na Ermida de Santo Cristo, em Moncarapacho, concelho de Olhão, sobressai um retábulo maneirista, e o conjunto de azulejos policromos do século XVII.

A Capela de São Lourenço dos Matos, construída no século XVIII em Almancil, é o melhor testemunho da azulejaria barroca algarvia. Em Loulé, a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, também conhecida por Mãe Soberana, é um edifício de arquitectura simples, destacando-se no seu interior o retábulo de estilo.

Os azulejos policromos que revestem as paredes e um retábulo de estilo barroco com uma imagem da padroeira da capela são os principais atractivos da Ermida de Nossa Senhora da Guia, no concelho de Albufeira.

Na freguesia de Raposeira, em Vila do Bispo, encontra-se uma das mais antigas capelas do Algarve, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, onde sobressai a abóbada artesoada.

Actualizado em: 02-09-2014

Visitante: 20270848

  • Turismo de Portugal