Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Extracção de Sal

Extracção de Sal (Flor de Sal)

Sal saudável e tradicional

A extracção de sal é uma actividade de origens remotas, que todos os anos se repete nas salinas do sotavento litoral.

A primeira fase consiste em limpar as lamas das marinhas e reparar os desgastes do Inverno, rentabilizando, assim, a quantidade e a qualidade de sal recolhido. A água salgada é então depositada em tejos, circulando através de um sistema de viveiros. Depois, cabe ao marnoto controlar a circulação e a saturação da água nos cristalizadores, onde se forma o sal. Com uma técnica especial, é retirado o sal das marinhas e colocado nas barachas, onde permanece cerca de cinco dias ao sol para perder o excesso de humidade. Findo este processo, o sal está pronto para ser transportado, armazenado e embalado.

Da recolha manual e diária da fina película de cristais de sal que se formam à superfície da água, devido à evaporação, com um instrumento apropriado que permite não tocar no fundo do tanque, resulta a Flor de Sal. Um sal 100% natural que retém todos os benefícios do mar, sem agentes branqueadores e antiaglomerantes. A Flor de Sal algarvia é das mais conceituadas a nível internacional, como comprova a certificação de alta qualidade atribuída a este sal pela associação francesa Nature & Progres.

Actualizado em: 31-10-2014

Visitante: 21102989

  • Turismo de Portugal