Dieta Mediterrânica - Portal de Turismo do Algarve

Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Dieta Mediterrânica


Influenciada por várias civilizações e por diferentes níveis de conhecimentos e práticas, dos mais tradicionais aos mais vanguardistas, a expressão da dieta mediterrânica no Algarve é uma das componentes mais fascinantes e mais vivas de toda a cultura da região. Baseando-se em géneros naturais, frescos e maioritariamente de produção local, o uso do azeite puro como gordura preferencial, a presença constante do peixe fresco, e nomeadamente de espécies ricas em ácidos ómega 3, como a sardinha, a cavala ou o atum, a baixa percentagem de carnes vermelhas, o papel das frutas, leguminosas e verduras, o próprio consumo moderado de vinhos com antioxidantes naturais, tudo nesta dieta é parte integrante de um estilo de vida saudável e apelativo.

Mesmo não sendo uma região extensa, o Algarve apresenta uma incrível variedade e riqueza de propostas gastronómicas. Entre o litoral, a serra e o barrocal, tal como entre o barlavento e o sotavento, as diferenças são inúmeras e enriquecedoras de um património comum. A transmissão de geração em geração dos conhecimentos e dos processos de preparação, bem como dos rituais de convívio e socialização, faz com que, mais do que de simples alimentos, se trate aqui de elementos da identidade das famílias, das comunidades e de todo o Algarve. A consciência desta riqueza, condição essencial para a sua preservação, é mais um ingrediente que convive em plena harmonia com a descoberta de tudo o mais que o Algarve tem para oferecer ao corpo e ao espírito.

Temperado de Atlântico, o Algarve é porta de entrada e saída do Mediterrâneo. Numa salada de polvo ou numas papas de milho, numa feijoada de lingueirão ou num jantar de grão, numa estrela de figo ou num bolinho de alfarroba, está o prazer dos sentidos e algo mais. É toda uma forma de estar na vida, uma relação saudável entre gerações, entre quem está, quem vem e quem vai, entre o próprio Algarve e todo o mundo que o rodeia. Venha desfrutá-la.

Conheça a Rota da Dieta Mediterrânica aqui.

Actualizado em: 21-11-2017

Visitante: 44194970

  • Turismo de Portugal