Viajar na História - Portal de Turismo do Algarve

Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Viajar na História

Viajar na História

Explorar o passado sem sair do presente

Muitos foram os povos - e grandes os acontecimentos - que passaram pelo Algarve desde o início dos tempos, marcando até hoje o património edificado e cultural de toda a região. Talvez a mais marcante tenha sido a presença árabe que, após 500 anos na região, deixou heranças culturais, toponímicas, arquitectónicas, económicas e sociais que ainda prevalecem.

Mais tarde, também o Infante D. Henrique, principal arquitecto dos Descobrimentos, deixou, especialmente na zona de Sagres e Lagos, testemunhos dos tempos e feitos gloriosos passados no século XV, altura em que se descobriu toda a costa africana, o Brasil e o caminho marítimo para a Índia e outros países asiáticos.

Sebastião José de Carvalho e Melo foi outro dos grandes homens que deixaram marcas importantes em território algarvio. A tenacidade e genialidade do Marquês de Pombal estão hoje bem visíveis no centro de Vila Real de Santo António, onde foi edificada uma arquitectura muito evoluída para a época.

Estes e outros exemplos compõem todo um património para explorar, ajudando a conhecer melhor esta terra tão hospitaleira.

Sugestões

Caravela Boa Esperança

Do Algarve, partiram as primeiras caravelas da epopeia dos Descobrimentos...

VRSA Pombalina

Construída de raiz em apenas dois anos, Vila Real de Santo António é um testemunho perfeito da tenacidade do Marquês de Pombal...

Descobrimentos

No Algarve, existem testemunhos da epopeia dos Descobrimentos que o tempo ainda não apagou...

Herança Árabe

Durante séculos, viveram no Algarve povos bárbaros e romanos...

Actualizado em: 22-05-2017

Visitante: 39492216

  • Turismo de Portugal