Cenários - Portal de Turismo do Algarve

Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

Cenários

Múltiplas paisagens, múltiplos encantos

A paisagem algarvia é multifacetada e constitui um dos principais atractivos para quem visita a região. Composta por três zonas muito distintas, esta paisagem abrange áreas de litoral, de serra e de pomares.
Região mais procurada pelo turismo, o Litoral apresenta expressões diferentes, consoante se trate da costa Sul ou da costa Sudoeste, designada por Costa Vicentina. Neste caso, a paisagem é, de certa forma, agreste, constituída por arribas abruptas de cor escura onde, por vezes surgem pequenas praias de águas mais bravias. Por seu lado, a costa Sul é amena, composta por falésias coloridas e quilómetros de praias de águas calmas e mornas.
Caminhando para o interior, o Barrocal é considerado o pomar do Algarve, pois as suas terras calcárias acolhem grande parte das plantações de amendoeiras, figueiras, laranjeiras e alfarrobeiras que, durante a Primavera, conferem cores múltiplas a uma paisagem também marcada pelas casas brancas de platibandas coloridas e chaminés rendilhadas.
Mais a Norte, a Serra Algarvia traça os limites da região. Uma serra de contornos suaves onde imperam grandes espaços, apenas habitados pela diversidade da Fauna e Flora. Aqui é possível ouvir-se o silêncio e desfrutar do genuíno carácter das gentes.
Um Algarve de encantos múltiplos para desvendar e não mais esquecer!

Sugestões

Faróis

Elos de ligação entre a terra e o mar, companheiros de pescadores e marinheiros, os faróis são sinónimos de terra próxima...

Salinas

As salinas que pintam de branco a paisagem, em espaços ainda hoje utilizados por uma actividade milenar...

Amendoeiras em Flôr

Prenunciando a chegada da Primavera, as amendoeiras em flor cobrem o Algarve de branco...

Miradouros

A diversidade das paisagens algarvias é mais perceptível quando vista a distâncias que permitam obter amplitude suficiente...

Ponta da Piedade

Com uma magnífica vista sobre o Atlântico e as formas das falésias, esculpidas pelo mar e pelo tempo...

Caminhos da Serra

No alto da serra do Caldeirão, o Algarve surge como um anfiteatro que desce em degraus até ao mar...

Via Algarviana

Conhecer o Algarve passo a passo é o desafio da Via Algarviana, uma rota pedestre com mais de 250 km, que percorre todo o interior algarvio...

Percursos pedestres no Algarve

A região algarvia possui inúmeros trilhos naturais que convidam a descobrir serras, rios, montes e falésias, onde a biodiversidade da região se revela a cada quilómetro. 

Actualizado em: 16-08-2017

Visitante: 41687771

  • Turismo de Portugal